Novo mamógrafo digital de alta tecnologia está disponível para pacientes do SUS, convênios e particular
Texto e fotos: Divulgação/HDG
O mês de outubro marca uma das campanhas de saúde mais importantes do mundo: o Outubro Rosa, movimento de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Hospital Dilson Godinho (HDG), por meio do seu Centro de Diagnóstico, reforça a necessidade da realização de exames como mamografia, ultrassom de mamas, biópsia de mama, ressonância das mamas, fundamentais para identificar precocemente alterações suspeitas.
No Centro de Diagnóstico, os pacientes encontram os mais modernos exames de imagem e oferecem os serviços de exames como mamografia, ultrassom de mamas, biópsia, ressonância das mamas, marcação pré-cirúrgica (agulhamento da mama).
Na prevenção ao câncer de mama, o destaque é mamógrafo digital, adquirido por meio de convênio entre o Governo de Minas e a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho.
O serviço está disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares, garantindo acesso a moradores de Montes Claros, de toda a macrorregião Norte de Minas (86 municípios), Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além do sul da Bahia.
Tecnologia de ponta
Através do Programa Valora Minas, o Governo do Estado liberou recursos no valor R$ 1.203.313,00 para a aquisição de equipamentos destinados ao diagnóstico do câncer de mama e à assistência às pacientes do SUS.
O HDG aplicou o valor na compra do mamógrafo Fujifilm Amulet Innovality, um dos mais modernos disponíveis no mercado. O equipamento possui tecnologia digital com detector integrado (DR), que garante baixa dosagem de Raio-X, menor tempo de exposição e maior precisão nos diagnósticos.
O aparelho também está preparado para biópsias guiadas por mamografia e permite a realização de exames em diferentes posições (em pé, sentado ou em decúbito), proporcionando mais conforto e segurança para as pacientes.
Investimentos na saúde
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, destaca que o investimento é um marco para a saúde regional. “O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura. Por isso, investir em tecnologia de ponta é garantir que nossas pacientes do SUS tenham acesso ao que há de melhor em exames de rastreamento e diagnóstico. Prevenção é cuidado, é vida”, ponderou Leone.
A médica radiologista com especialização em mama, dra. Cândida Maria, reforça a importância da adesão das mulheres à campanha. “O Outubro Rosa é um lembrete de que a saúde deve ser prioridade. A mamografia é o exame mais eficaz para rastrear o câncer de mama em fases iniciais, quando ainda não apresenta sintomas. Quanto mais cedo identificamos, maiores são as chances de tratamentos menos invasivos e com melhores resultados. Ao menor sinal de nódulo nas mamas, procure ajuda médica”, finalizou a especialista.
O HDG possui atualmente 146 leitos públicos, de convênios e particulares, com previsão de ampliação para 180 leitos até dezembro de 2026. Deste total, 108 serão destinados exclusivamente a pacientes do SUS, reforçando o compromisso com a saúde pública.
Serviço
·Centro de Diagnóstico do Hospital Dilson Godinho
·Telefones: (38) 2211-5510 | (38) 2211-5584
·WhatsApp: (38) 99229-0210
Cadastre em nossa newsletter e receba um resumo das principais notícias e informativos
Envie um comentário