História

fundacaoA Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho foi criada em 1995. É uma entidade civil, filantrópica e beneficente, sem finalidade lucrativa, que conforme previsto no artigo 3° do seu estatuto tem por finalidade “prestar assistência integral à saúde a quantos procurarem seus serviços, sem distinção de qualquer espécie, principalmente na área de Oncologia e Nefrologia; cooperar com a educação e a instrução e promover a saúde comunitária e a medicina preventiva.”

No ano de 2006 a instituição de forma concreta assumiu os atendimentos médicos em saúde quando criou o Hospital Dilson Godinho, completando assim os seus objetivos em saúde no Norte de Minas Gerais.

SERVIÇOS:

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho desenvolve atividades hospitalares, educacionais e beneficentes e de caráter social e filantrópico. Nas atividades da área de saúde, os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassam os 70% do total.

O Hospital Dilson Godinho possui 117 leitos instalados, sendo que 77% são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho oferece serviços de alta complexidade nas mais variadas especializações médicas tais como: Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, credenciado como tipo II pelo Ministério da Saúde; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Cardiovascular, Vascular e Procedimentos da Cardiologia Intervencionista; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional e Oncologia (UNACON I), composto dos serviços de Quimioterapia, Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Hematologia. Mais recentemente foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Implante Coclear.

Atualmente são prestados serviços nas seguintes áreas: Alergologia, Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Cardio Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgias por Vídeo, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia e Neurocirurgia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psicologia, Reumatologia e Urologia.

ABRANGÊNCIA:

frentenovaA região que compreende o espaço de atuação da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho tem inúmeros problemas quanto ao acesso a bens e serviços por grande parte da população. Montes claros, caracterizada como pólo regional, com mais de 394.350 habitantes (IBGE/2015), onde se localiza a entidade, é considerado o principal centro urbano do Norte de Minas e atraí milhares de habitantes de outras regiões, em especial: Noroeste, Nordeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas e parte do sul da Bahia. Assim, mais de 2,5 milhões de pessoas habitam a área de influência da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho.

Os baixos índices econômicos e sociais, principalmente o IDH e o GINI, dificultam e ampliam a necessidade ao acesso dos serviços de saúde nestas regiões. Sendo assim, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho emerge e tem feito parcerias não só com o sistema público, como também com a iniciativa privada para o provimento de ações para toda região, uma vez que as dimensões das relações e das demandas em saúde atual posicionam as instituições para este tipo de relacionamento.

PARCERIAS:

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho é, pela soma histórica e pelo estágio atual, uma parceira do povo e do Governo na área da saúde no Norte de Minas sendo referência no atendimento dos casos mais complexos, de média e de alta complexidade, sendo um dos hospitais de referência para uma centena de municípios e assistindo a uma população que supera dois milhões e quinhentos mil habitantes.

PROGRAMAS E AÇÕES:

A Instituição busca alcançar sua autossustentação, com profissionalismo e competência. Para isso, vem investindo em reformas, treinamentos e capacitação de funcionários, melhoria de atendimento e atualização técnico-científica. A Instituição, cumprindo o seu papel de referência assistencial na sua macrorregião, já implantou o serviço de Urgência e Emergência Cardiológica, com Classificação de Risco, baseado no Protocolo de Manchester.

Também são mantidos programas com a colaboração de um quadro de voluntariados e grupos de profissionais, em assistência social, programas em humanização, aderindo à Política Nacional de Humanização e a institucionalização de Comissões.
Dentre as tarefas estão:

Manutenção da “Casa de Apoio Dr. Pedro Santos”. A casa foi criada em dezembro de 2006, com o objetivo de acolher pacientes renais crônicos, oncológicos e portadores de anemia falciforme que não tenham lugar para ficar durante o tratamento ambulatorial. Os hóspedes da casa contam com atividades de terapia ocupacional, através de aulas de artesanato, refeições e acomodações para ele e um acompanhante. São desenvolvidos também pelo Dilson Godinho:

“Dê um Troco no Câncer” que tem como objetivo levantar fundos para a melhoria da assistência e da estrutura oferecida aos pacientes oncológicos;

“Grupo Terapêutico para pacientes da oncologia e nefrologia” são oficinas para acompanhamento durante o processo de tratamento dos pacientes de alta complexidade como nefrologia e oncologia. Promovem ações terapêuticas, debates e práticas de cuidados secundários, principalmente de questões sociais e fonte psicológica;

“Visita Virtual” é um programa inédito no Brasil, da área de tecnologia de informação que visa aproximar o paciente de seus familiares de qualquer lugar do mundo, através do computador. Tem como objetivo: promover a aproximação do paciente internado com os familiares e amigos, o que contribui com um atendimento mais humanizado e acolhedor, proporcionando um ambiente propício ao restabelecimento de nossos pacientes. São atendidos em torno de 12 a 15 pacientes por mês;

“Projeto Mãos que Cuidam - Cuidados Paliativos aos pacientes Oncológicos” tem o objetivo de prestar assistência em bases humanizadas aos pacientes oncológicos, sem possibilidades terapêuticas, buscando a melhoria da qualidade de vida através de especial atenção ao controle dos sintomas e apoio ao grupo familiar.

Os serviços desempenhados pela instituição estão em consonância com princípios encontrados na Lei orgânica da Saúde e na LOAS (Lei orgânica de Assistência Social): entre outros, os de respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade. Inclui aqui a igualdade de direitos no acesso ao atendimento sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais, principalmente no que concerne aos atendimentos e assessoramento aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao amparo às crianças e adolescentes carentes.

CEBAS – A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho obteve em 2011 um importante reconhecimento pelos serviços prestados à saúde e assistência à população. A instituição teve aprovado o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde em reconhecimento ao trabalho beneficente da entidade.

fundacao1

DIRETORIA:

MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO:

DILSON DE QUADROS GODINHO JÚNIOR
EUDES JÚLIO GUIMARÃES
FELICIDADE VASCONCELOS TUPINAMBÁ
FERNANDO VITA AGUIAR
HOMERO RODRIGUES DE OLIVEIRA
JACINTO ATHAYDE REBELLO
JOÃO JAQUES GONÇALVES GODINHO
JORGE ANTÔNIO DOS SANTOS
JOSÉ DACY DOS SANTOS ROCHA
LAÉCIO GONÇALVES DA SILVA
LUIZ GONZAGA QUINTINO
NEWTON CARLOS AMARAL FIGUEIREDO
TÂNIA DE CÁSSIA MOREIRA SOARES

DIRETORIA ELEITA GESTÃO 2013/2016 :
DILSON DE QUADROS GODINHO JÚNIOR – Diretor-Presidente
HELDER LEONE ALVES DE CARVALHO – Diretor Administrativo
FELICIDADE VASCONCELOS TUPINAMBÁ – Presidente do Conselho Deliberativo

CONSELHO FISCAL:
Titulares:
JACINTO ATHAYDE REBELLO
LAÉCIO GONÇALVES DA SILVA
JOSÉ DACY DOS SANTOS ROCHA
Suplentes:
EUDES JÚLIO GUIMARÃES
HOMERO RODRIGUES OLIVEIRA
JOÃO JAQUES GONÇALVES GODINHO