Radioterapia

acelerador 1

O Hospital Dilson Godinho é uma das referências no tratamento do câncer no Estado de Minas Gerais e possui Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional e Oncologia (UNACON I), composto dos serviços de Quimioterapia, Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Hematologia. O Dilson Godinho oferece serviço de oncologia clínica, oncologia infantil, hematologia, equipe de cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia.

A instituição é capacitada, com experiente equipe de médicos, para realizar neurocirurgia; cirurgia de cabeça e pescoço; cirurgia torácica; grupo de esôfago, estômago e duodeno; grupo de fígado, pâncreas e vias biliares; grupo de cólon e reto; grupo de tumores de pele e extremidades; urologia; ginecologia oncológica; ortopedia e mastologia.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes. (Fonte Instituto Nacional do Câncer - INCA).

Estrutura – Recentemente, a Secretária Estadual de Saúde (SES/MG) divulgou entre as capitais Belo Horizonte e Salvador, Montes Claros é a cidade pioneira para o tratamento de diversas doenças. E para o tratamento de diversos tipos de cânceres, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho é a instituição que mais trata pacientes acometidos com a doença em Minas Gerais, tornando referência para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Equipamentos de última geração, os mesmos usados nos principais hospitais do País estão à disposição para a população do Norte e Nordeste de Minas, além dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e cidades dos sul da Bahia.

Câncer de Próstata – A campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar a população, sobretudo os homens, que o diagnóstico precoce é de fundamental importância para combater a doença, é realizado durante todo o ano pelo Hospital Dilson Godinho. No ano passado, até o mês de agosto, nove mil pessoas fizeram o exame de PSA seguido pelo exame toque retal. Do total, 1.170 foram diagnosticados com câncer de próstata. O valor corresponde a 13% de pacientes que fizeram o exame no Hospital Dilson Godinho. A maioria dos pacientes diagnosticados faz tratamento pelo SUS.

E para proporcionar tratamento de qualidade para os pacientes, o Hospital Dilson Godinho disponibiliza o Acelerador Linear, aparelho que oferece todos os benefícios dos aceleradores digitais e permite a utilização da radioterapia com intensidade modulada de feixe (IMRT). “A tecnologia permite isolar perfeitamente a área do tumor a ser tratada, possibilitando o aumento da dose de radiação, com menor efeito sobre as células sadias. Resumidamente, permite uma dosagem mais precisa, trazendo mais rapidez e agilidade no tratamento”, afirma Luciano Alves Araujo Andrade, físico responsável pelo setor de radioterapia do Hospital Dilson Godinho.

radio