Preparo influencia no valor nutritivo do alimento; confira

01 Ago 2017
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cozidosO modo de preparo do alimento pode influenciar significativamente no valor nutritivo, segundo especialistas. Algumas vitaminas podem ser perdidas com altas temperaturas e vegetais crus apresentam maior teor de nutrientes do que aqueles que passaram por processo de cozimento. No cozimento a vapor, por exemplo, a perda é menor do que quando se mergulha o alimento em água fervente. Justamente por isso a água de cozimento pode ser utilizada para a elaboração de caldos caseiros, substituindo os caldos artificiais.

No caso de preparações fritas, à milanesa, caramelizadas, refogadas ou ensopadas, além das perdas provenientes do aquecimento, ocorrem alterações na composição nutricional dos alimentos, principalmente devido ao acréscimo de outros ingredientes, como óleos e gorduras, que podem aumentar o valor calórico. Vale lembrar que gorduras de origem animal, como a manteiga ou gordura de porco, contêm grandes quantidades de gorduras saturadas, relacionadas ao risco de doenças.

A orientação é dar preferência a alimentos crus na forma de saladas, cozidos (preferencialmente no vapor) ou com adição de pequenas quantidades de óleos e gorduras, açúcar e sal, de modo que os alimentos in natura ou minimamente processados sejam a base da alimentação. Lembre-se também que é preciso ficar atento à higienização e limpeza.

Alguns alimentos que têm melhor aproveitamento de nutrientes quando consumidos crus:

  • Frutas secas
  • Frutas e vegetais frescos
  • Sementes Grãos germinados (aveia, quinoa, trigo sarraceno e amaranto)
  • Castanhas (nozes, castanha-do-pará)
  • Legumes (beterraba, cenoura, cebola, couve-flor)
  • Alimentos orgânicos ou naturais que não foram processados
  • Algas

Com informações www.saudebrasilportal.com.br

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) disponibiliza um guia com dicas de preparo de alimentos;CONFIRA

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