Alimentação equilibrada é forte aliada para a manutenção da saúde

31 Mar 2017
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15966195 1233647086690008 3765481920088804735 nNesta sexta-feira, 31 de março, é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição, uma data que integra o calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população para a importância que há entre qualidade de vida e uma boa alimentação. 

Pensando neste dia, a equipe de nutrição do Hospital Dilson Godinho, responsável pelo planejamento alimentar de pacientes e funcionários da instituição, separou um tempinho para deixar algumas dicas à população.

Segundo a nutricionista Edinei Silva Andrade, a alimentação equilibrada ao longo da vida é forte aliada para a manutenção da saúde. “Comer, sem dúvida, é um dos maiores prazeres do ser humano, além de ser uma necessidade do nosso corpo. Mas, para manter a saúde em dia, a alimentação deve que ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo, possibilitando uma vida mais longa com saúde e evitando o envelhecimento precoce”, alerta.

Prevenção de doenças
Edinei destaca que uma alimentação equilibrada deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas dos macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídios, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias, já que são macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de calorias/energia, utilizada para as funções vitais do nosso organismo.

Esta boa alimentação, pode prevenir várias doenças. “Com certeza a adoção de uma alimentação saudável e balanceada previne o surgimento de doenças crônicas, melhora a qualidade de vida e manutenção da saúde. É importante prestar muita atenção e ficar alerta com o que comemos. Alimentar-se bem não é sinônimo de comer em grandes quantidades. O ideal é comer alimentos ricos em nutrientes e variados, e montar um prato bem colorido para que fique mais nutritivo. Na falta destes, o corpo dá sinais de cansaço e fica vulnerável à doenças como anemia, viroses e outras tantas que invadem o sistema imunológico quando nossa resistência está baixa”.

Dicas
Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos cumprir tão à risca uma boa rotina alimentar. Pensando nisso, a nutricionista Edinei separou algumas dicas, entre elas o congelamento de alguns alimentos:prato saud vel

- Está sem tempo de preparar suas refeições todos os dias, opte pelas comidas congeladas. Pode sim congelar o feijão e o arroz. Eles duram 3 meses dentro do congelador, sem perder os nutrientes e o sabor. Para deixá-lo com jeito fresquinho, a dica é temperar na hora de esquentar. Congele em pequenas porções.

- Para agilizar o preparo das saladas, deixa as folhas já lavadas e bem sequinhas, deixando-as nas prateleiras de baixo da geladeira, que são menos geladas, diminuindo o risco de queimar as folhas.

- A carne também pode ser devidamente preparada para garantir uma refeição mais rápida. Temperada de um dia para o outro, devendo ficar na parte mais alta da geladeira.

- Os lanches são uma boa pedida para os dias que a geladeira não está preparada para uma refeição rápida. Só não vale abusar. Prepare sanduíches saudáveis, utilizando atum, peito de frango, alface e tomate. São ingredientes rápidos que podem ser feitos em poucos minutos. Carregue sempre na bolsa ou lancheiras frutas e castanhas.

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