Não importa como, mas mexa-se!

19 Ago 2016

Saia do sedentarismo com 10 minutos diários de atividade física

atividade fisica

Condição está associada a diversas causas de morte prematura e desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão

Praticar menos de 10 minutos diários de atividade física faz de você um sedentário. Parece uma meta fácil de atingir, certo? Melhor calcularmos. Para isso foi desenvolvido o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – método para classificar níveis populacionais de acordo com a quantidade (minutos) de atividade física realizada por semana.

Entre os níveis estão:
Sedentário – não acumula 10 minutos diários de atividade física;
Pouco ativo – não cumpre as recomendações quanto à frequência e/ou duração;
Ativo – realiza pelo menos 150 minutos de atividade física, 3 vezes na semana com duração de 1 hora ou 5 vezes com duração de 30 minutos;
Muito ativo - acumula pelo menos 180 minutos por semana em pelo menos 5 dias. 5 vezes de 1 hora (intenso) ou 3 vezes intenso (ex

ercício físico) e mais 2 moderados (deslocamento ou caminhada).

Confira abaixo planos de atividade física:

atividade

• Caminhar até o restaurante na hora do almoço
  • Subir pelo menos três lances de escada no condomínio.
  • Estacionar o carro em um local mais distante para caminhar distâncias mais longas.
  • Passear com o cachorro
  • Carregar compras do supermercado
  • Limpar a casa
  • Brincar com os filhos (pega- pega/atividades com bola).
  • Utilizar videogames que necessitem de movimento corporal.

10 minutos de atividade física estruturada (realizar pelo menos uma vez por semana):

• Pular corda
  • Flexão de braços
  • Abdominais
  • Agachamento
  • Pedalar
  • Correr
  • Nadar

Procure incluir em sua rotina DEZ minutos de atividade física para vencer o sedentarismo. Ao perceber que tal hábito já faz parte da sua rotina, procure aumentar a duração da sessão ou a frequência na semana. Vale ressaltar que esses dez minutos de atividade física estão relacionados ao sedentarismo, e não exatamente ao emagrecimento ou fortalecimento muscular. Nesse caso, procure uma academia ou personal e inicie seus treinos!

Última modificação em Segunda, 03 Outubro 2016 14:13
Mais nesta categoria: « Vagas